segunda-feira, 31 de março de 2025

II SEMANA CULTURAL | sarau teatro musical

 A II Semana Cultural teve início no dia 27 de março com um Sarau Teatro Musical. 

Os alunos das turmas A, B e C do 6º ano interpretaram o Bolero de Ravel e os Clubes de Música da DLL e da EIDH executaram várias peças que trabalharam ao longo do período.

O Conservatório de Música de Viseu também participou com um grupo de flautas transversais. 

O 3º ano de Jugueiros voltou a apresentar a peça : "A menina dos fósforos".






CLICAR NAS IMAGENS PARA ABRIR OS VÍDEOS











Turmas do Articulado de Teatro e Dança 
"Catarina Eufémia"



Clicar para abrir os vídeos


quarta-feira, 26 de março de 2025

II SEMANA CULTURAL

“A cultura não existe para enfeitar a vida, mas para a transformar”.
(Sophia de Mello Breyner Andresen).



O Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique vai realizar a 2ª edição da Semana Cultural AEIDH, dando corpo ao seu Projeto Cultural de Escola: “Infant’Arte: Inovar e Incluir”, de acordo com as seguintes datas:

EIDH – 27 de março, 1 e 2 de abril  

EDLL – 31 de março, 2 e 3 de abril

Ao longo da Semana Cultural, parte das aulas serão dedicadas a atividades específicas de cariz cultural em cada escola do nosso Agrupamento, contando com o apoio e colaboração de dezenas de artistas e instituições culturais. Caso a turma não esteja escalonada para alguma atividade, a componente letiva de cada turma mantém-se, decorrendo as aulas com normalidade.

Assinalando o 1.º dia da Semana Cultural, irá realizar-se o Sarau Teatro Musical no dia 27 de março, às 20:30h (com duração prevista de 90 minutos), na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu. Subirão ao palco os alunos dos clubes de música da EIDH e da DLL, assim como os alunos do Conservatório de Música de Viseu. Será ainda uma oportunidade para ver/rever a peça de teatro “A menina dos fósforos”, com a Direção Artística de Romana Gomes e a participação dos jovens atores do 3.º B da EB de Jugueiros.

Este espetáculo é gratuito e será aberto a toda a comunidade escolar. Gostaríamos de contar com a sua presença!

No dia 28 de março realiza-se a entrega dos Prémios de Mérito e de Valor, pelas 20:30, na Aula Magna do IPV.

Acreditamos que as atividades culturais e artísticas criam experiências de aprendizagem significativas, fundamentais para atingir o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, fazendo valer todo o esforço despendido na organização e dinamização das atividades.

(Texto da Direção - com adaptações)

quinta-feira, 6 de março de 2025

APRENDER FORA DA SALA DE AULA - IDA AO TEATRO

UMA IDEIA DE JUSTIÇA


No âmbito do Plano Cultural de Escola e do Domínio de Autonomia Curricular às disciplinas de Português e Educação Tecnológica e Educação Visual , os alunos da turma do 6ºE tiveram oportunidade de assistir ao espetáculo " Uma ideia de justiça" pela companhia de Teatro do Bolhão, no dia 21 fevereiro pelas 10 h e 30 min. 
Os professores e alunos deslocaram-se em carreira pública C1 e C2, tendo a oportunidade de percorrer a cidade e as suas principais artérias.

Sinopse

O que é a justiça? E a injustiça? 
Uma Ideia de Justiça, de Joana Providência, com texto de Isabel Minhós Martins, é um espetáculo que traz estas perguntas literalmente para cima da mesa, uma mesa onde se tenta construir uma noção de justiça. À sua volta, há cadeiras especiais para sentar toda a gente: os que têm pernas compridas, os que não conseguem estar quietos, os que vêm sempre e os que não costumam ser convidados. Sobre ela, vários adereços: por exemplo, uma travessa cheia de fruta. 
     Quem tem mais fome? 
     Quem ainda não comeu? 
     Quem tem direito a esta fruta? 
Levantam-se interrogações parecidas quando são direitos, deveres ou liberdades o que está em cima da mesa. 
Ao abordar questões como a diversidade, a escolha, a igualdade e a liberdade, o espetáculo quer ser uma ferramenta de construção de justiça. 

E responder à interpelação de Sophia de Mello Breyner: 

“Aquele que vê o espantoso esplendor do mundo é logicamente levado a ver o espantoso sofrimento do mundo.”